A consulta de valores agora é possível através do sistema Registrato! O sistema do Banco Central voltou a funcionar neste segunda-feira (14/02).
Cerca de 8 bilhões de reais de bancos e instituições financeiras estão paralisados, esperando para serem sacados! Você provavelmente tem muito o que sair, confira! ! !
Os cidadãos podem consultar e reclamar valores esquecidos nos bancos, e a autoridade monetária informa que 79.000 cidadãos têm acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR).
Foram realizados 8.500 pedidos de devolução de recursos, totalizando R$ 900.000 reiais.
Para que o site do BC volte a funcionar, a agência foi obrigada a fazer alguns ajustes no sistema.
Como funciona o Registrato e qual o seu valor?
O sistema permite que cidadãos e empresas verifiquem se receberam fundos “esquecidos” de bancos e outras entidades do sistema financeiro.
Faça consultas na página Minha Vida Financeira no site do BC, utilizando apenas o CPF ou CNPJ da empresa.
Segundo o BC, as informações fornecidas no novo serviço são de responsabilidade da própria agência, mas a agência estima que haja cerca de 8 bilhões de reais em recursos neste caso.
Os usuários agora podem verificar se têm contas a receber, e o novo sistema do banco central, o Registrato, permite que qualquer cidadão acesse extratos de informações pessoais por meio de uma instituição financeira para verificar a titularidade dos recursos.
Anteriormente, o recurso oferecia apenas consultas sobre dívidas pendentes ou liquidadas, abertura de conta, atividade ou inatividade e transferências de dinheiro ao exterior.
Agora, Registrato está começando a oferecer uma alternativa valiosa. Entre bancos e outras instituições financeiras, cerca de 8 bilhões de reais estão estagnados, esperando para serem sacados, segundo o banco central.
VEJA O PASSO A PASSO PARA TER ACESSO AOS VALORES
Consulte se possui valores a receber:
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br
- Informe seu CPF ou CNPJ
- Se houver valores a receber, o sistema informará uma data para que retorne ao site solicite o dinheiro disponível, a partir de 7 de março
- Ainda não será possível saber o valor que poderá ser resgatado
Se tiver dinheiro esquecido nos bancos, verifique seu cadastro Gov.br!
- Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo appGov.br (Google Play e App Store). Será exigido um cadastro Gov.br nível prata ououro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato.
Crie ou atualize seu login
- Clique em https://acesso.gov.br e insira seu CPF; também é possível realizar essepasso baixando o aplicativo do sistema gov.br em celulares com sistema operacional Android e iOS
- Selecione as opções de Termo de Uso, Não sou robô e clique no botão Continuar
Como aumentar o nível de segurança da conta
- Logue em sua conta no portal gov.br com seu CPF e senha cadastrada
- No menu em lista, clique na opção “Privacidade” e, em seguida, em “Gerenciar listde selos de confiabilidade”
- Na página de autorização de uso de dados pessoais, clique em “Autorizar”
- Na página aberta, aparecerá o nível de segurança atual de sua conta. A maioria dacontas são criadas com nível bronze
- A página exibirá a lista de opções para “adquirir novas confiabilidades do gov.br”,ou seja, aumentar a segurança da sua conta. Algumas alternativas, como a validação facial pelo Denatran para obter nível prata, exigem que o usuário tenha cadastrado a biometria em outras bases de dados do governo
- Quem possui conta em banco pode adquirir o nível prata por meio do cadastro validado via internet banking. Dessa forma, a plataforma do governo confirmará seus dados pelo login na instituição financeira. Nesse caso, após clicar em “Cadastro via Internet Banking do [nome do banco]”, siga os passos do seu bancopara acessar sua conta
Como serão pagas as taxas do registrador?
Existem duas opções de valor de resgate. Qual verificar:
- Pix
- Colocar os dados de contato no sistema.
O cidadão pode solicitar resgates diretamente de uma conta indicada pelo registrador. Contudo, desde que a instituição financeira do beneficiário cumpra os prazos exigidos pelo BC, no caso de seleção pelo Pix.
Em outro caso, o beneficiário fornecerá os dados de contato no sistema, instituição e forma de pagamento ou transferência.
Índice da matéria: