Provavelmente, economizar não é tão fácil, ainda se o maior sonho da pessoa é conseguir conquistar sua casa própria. A compra de um imóvel necessita de planejamento financeiro e, sobretudo, economizar.
Economizar nem sempre é fácil e requer certos sacrifícios. No entanto, para quem tem hábitos financeiros elevados e costuma priorizar confortos demasiados, isto é algo muito difícil.
Contudo, conseguir realizar o objetivo, pode valer a pena fazer alguns sacrifícios.
Afim de ajudá-los a economizar e se organizar nesse processo de planejamento financeiro, vamos dar algumas dicas e sugestões, então, continue lendo o post.
Como manter bons hábitos financeiros para economizar dinheiro?
Como já citado, economizar não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Pois requer planejamento, definir prioridades e estratégias de como economizar.
Boa parte da vida das pessoas é fundamentada em hábitos, sejam eles bons ou ruins. Geralmente, se tratando de hábitos financeiros, é quase praxe deixar de saber economizar e acabar gastando com coisas desnecessárias.
É importante um policiamento nos gastos, mantendo bons hábitos financeiros e assim, obter o imóvel tão sonhado, por meio do ato de economizar.
Desse modo, o primeiro passo é poupar e já ir se habituando aos valores das parcelas e prestações.
Caso vá fazer financiamento ou se quiser comprar à vista a economia também deve ser realizada.Uma simulação de um financiamento de imóvel, pode esclarecer algumas dúvidas.
Existem várias formas de economizar e manter o controle financeiro, vamos falar sobre algumas:
1. Registre todos os seus gastos
Nem todas pessoas tem o hábito de registrar seus gastos e isso pode gerar um certo descontrole financeiro.
Registrar absolutamente todos os seus gastos, fará você saber o quanto gasta e também com o que está gastando. Definitivamente, está é a primeira etapa de economizar.
2. Economize parte do seu salário
Se seu objetivo é conseguir um imóvel, o ideal é começar a economizar parte de seu salário e fazer disso um hábito.
O adequado é economizar pelo menos 15% do seu ganho e criar uma reserva. Se acaso, queira começar com menos também pode, no entanto, o ideal é economizar alguma coisa.
3. Fuja das compras por impulso
Outra forma de conseguir economizar é evitar compras impulsivas. Mesmo baratas, tente esperar antes de efetuar a compra, pense se está realmente precisando do produto ou serviço.
4. Compare preços
Comparar preços é indispensável à quem busca hábitos financeiros saudáveis. Pois, os mesmos produtos podem sofrer variação de preço dependendo do local onde está sendo disponibilizado. Portanto, pesquisar os preços, muitas vezes, garante melhor economia.
5.Viva com menos do que ganha
Sempre, as suas despensas devem ser menores do quanto você ganha. Pode parecer simples, mas na prática é bastante complicado.
Porém, esse é realmente um dos melhores e mais eficazes hábitos financeiros de quem quer economizar.
Por que é importante economizar dinheiro e comprar a casa própria?
Nem todas as pessoas determinadas a adquirir seu próprio lar, tem o dinheiro totalmente em mãos a ponto de comprá-la, afinal, um imóvel é caro.
Sendo assim, é tão importante começar a planejar, rever seu orçamento e poder guardar dinheiro nesse propósito. Pois comumente as possibilidades de realizar esse sonho são através da compra à vista, financiamento ou consórcio.
A compra à vista e através de financiamento, requer dinheiro ao dar de entrada no imóvel. Então, é importante guardar dinheiro quando se tem o objetivo de adquirir a própria residência.
Porém, muitas vezes as pessoas se auto sabotam e ao invés de economizarem, acabam gastando mais. Por isso, é importante criar hábitos financeiros saudáveis, levando em consideração sua prática e rotina diária de gastos.
Economize muita grana na compra da sua casa nova, com o Feirão Caixa!
5 passos diários para economizar e poupar dinheiro e comprar um imóvel
Economizar e conseguir esse sonho, é uma tarefa exigente e com muito planejamento, disciplina, será possível ter organização e gerenciamento financeiro.
O impacto nas economias nem sempre são as grandes compras, mas sim os gastos do dia a dia, vamos dar algumas dicas de como economizar.
1. Alimentação
Já está bastante tradicionalizado o consumo de alimentos quando sai, seja um café, seja sobremesas, lanches, almoços ou jantares.
Entretanto, quem quer economizar, deveria evitar esses gastos. Mesmo parecendo pequenos no dia a dia, no final do mês, eles tem levado boa parte do seu salário.
Desse modo, a dica de economia é aproveitar mais a comida caseira, pois seu bolso e sua poupança agradecem.
2. Lazer
Depois de muito trabalhar,é importante ter momentos de lazer, pois é algo extremamente necessário. Portanto, a ideia é manter o lazer de sua vida, mas economizar até mesmo nesse aspecto.
Ao invés de gastar com um cinema, procure opções de lazer gratuitas. Há vários eventos culturais baratos, ou seja, sem preciso gastar muito e ainda se divertir.
3. TV por assinatura
Chegar no sofá e curtir a programação de sua TV pode são ser algo tão frequente. Devido a correria do dia a dia, muitas pessoas pagam caro pelo serviço e acabam sem aproveitar.
A ideia é poder substituí-lo por serviços mais barato, sobretudo, os de Streaming cujo o os preços são mais acessíveis.
4. Gastos domésticos
A ideia de observar seus gastos domésticos não é de cortá-los. Afinal contas fixas como água, luz, gás, são impossíveis de ser cortadas. Porém, é possível economizar em seu uso e poder pagar menos, evitando banhos longos, luzes acessas quando desnecessário.
5. Cartão de crédito
Um dos maiores vilões do cultivo de hábitos e gerencialmente financeiros saudáveis. Pela sua praticidade, muitas pessoas acabam extrapolando e quando chega a fatura os valores costumam assustar.
O ideal é tentar usar menos o cartão de crédito, porque, eles podem sair do controle. Mas optar pelo débito ou dinheiro, opções mais fáceis de controlar.
Como vocês puderam ver, tudo é questão de planejamento financeiro e saber priorizar seus objetivos, conseguindo economizar e comprar sua casa própria.
Dica: Veja nosso manual da carta de crédito agora, e saiba como ser contemplado!
Índice da matéria: